Blog Antigo, Uncategorized

No RJ UMES-Volta Redonda Realiza Congresso de Reconstrução

A União Municipal de Estudantes de Volta Redonda (UMES – Volta Redonda) realizou seu Congresso de reconstrução no dia 2 de junho de 2011 este foi fruto da panfletagem quatro mil informativos nas escolas do município, cerca de um mês atrás no dia 2 de maio realizou-se um encontro dos estudantes com a presença forte dos alunos do Instituto Federal, Manoel Marinho, Getúlio, Guanabara e Rondônia que desde então ficou responsável pela organização do congresso da entidade, após ter uma comissão estabelecida foi realizado o congresso. A UEES-RJ (União Estadual de Estudantes Secundaristas do RJ) esteve presente em todo processo que contou com a presença de estudantes de muitas escolas de Volta Redonda. Foi inscrita apenas uma chapa no processo eleitoral, compunha a chapa a Presidente Rafaela do C.E Getúlio. A presidente da UEES-RJ Gabriela Venâncio parabenizou a comissão organizadora e a chapa vencedora. A entidade tem muitos desafios pela frente, como a aprovação do Passe-livre irrestrito e para todos os estudantes de Volta Redonda, o projeto de lei foi proposto pelo Vereador Marquinhos Motorista (PCdoB) aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, porém vetada peloentão prefeito Antônio Francisco Neto, o projeto voltou para Câmara e os vereadores derrubaram o veto do Prefeito porém o projeto sofreu alterações que excluem os estudantes de Ensino Médio e os estudantes Universitários, a entidade luta para que projeto se estenda para o ensino médio e superior. Em forte ritmo de luta os presentes redigiram uma carta no evento cobrando que os vereadores exigissem do prefeito a aprovação da lei que garante o passe livre escolar de autoria do vereador Marquinhos Motorista (PCdoB). O manifesto também cobra políticas públicas para a juventude, além de enfoque tanto secundaristas quanto universitários. A presidente Rafaela agradeceu toda sua diretoria pela a dedicação e compromisso. Parabenizou Letícia Pereira, Luiz Fernando, Filipe de Oliveira e Johnes Hebert universitários do IFRJ, Volta Redonda pela a dedicação com o movimento estudantil e pro ter suas bandeiras de lutas no Instituto Federal e nas ruas. Os próximos passos da entidade também estão relacionados a tiragem de grêmios nas escolas do município. Portanto temos mais um processo de eleição de UMES importante para nosso país e para o estado do RJ.

Segue:

Manifesto de Reorganização da União Municipal de Estudantes Secundaristas de Volta Redonda (UMES-RJ)

Acreditamos que a cidade de Volta Redonda cumpre um papel protagonista no estado do Rio de Janeiro e passa por muitas transformações, nosso povo tem a expectativa de uma vida melhor e de mais oportunidades de emprego, educação e desenvolvimento.
Temos a oportunidade de reverter esse momento em diminuição das desigualdades sociais proporcionando um novo patamar de desenvolvimento social, econômico e cultural.
E neste cenário de grandes possibilidades temos o desafio de conseguir ampliar a qualificação da mão de obra dos nossos estudantes, expandir e consolidar uma educação pública e de qualidade, infra-estrutura das escolas, equipar adequadamente os laboratórios, controle e fiscalização da qualidade da alimentação escolar, ofertas de cursos técnicos e acesso a graduação universitária de qualidade, uma maior valorização dos profissionais da educação e o passe-livre estudantil, sendo essa ultima imprescindível para a assistir os estudantes no seu processo de formação social.

A luta por uma educação de qualidade é a luta pelo desenvolvimento de nossa cidade!!
PASSE-LIVRE IRRESTRITO PARA TODOS OS ESTUDANTES JÁ!

Vamos à luta por educação de qualidade que passa também por acesso a transporte, cultura e igualdade de oportunidades.

 

Rafaella Veiga

 Pres. Da UMES-VOLTA REDONDA
Anúncios
Standard

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s