UBES

CONSTRUA UM GRÊMIO ESTUDANTIL EM SUA ESCOLA!


Qual estudante nunca parou e se perguntou porquê um laboratório da escola não funciona, por que a quadra poliesportiva está com o piso danificado ou a biblioteca sem livros suficientes? Pois é. Fatos como este acontecem de forma recorrente em muitas instituições brasileiras e na maioria delas depende de você, estudante, mudar essa situação!

Que tal começar se informando na sua unidade escolar se existe um grêmio estudantil? Isso mesmo! O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também uma importante possibilidade para que os jovens se mobilizem e se fortalecerem em busca de um bem comum, contribuindo de forma significativa para o crescimento do cidadão como pessoa.

Por meio da organização, abre-se espaço para opinião, debate, solidariedade e a verdadeira prática democrática nas salas de aula. É preciso ter consciência de que cada uma dessas opiniões pode fazer a diferença.

COMO FUNDAR UM GRÊMIO?
1º PASSO- MOBILIZE UMA GALERA: Convide estudantes interessados e os representantes de classe (se houver) para formar a COMISSÃO PRÓ-GRÊMIO. Este grupo, com cerca de cinco ou seis pessoas, deve elaborar uma proposta de Estatuto que será discutida e aprovada pela Assembléia Geral. É importante fazer com que todos os alunos da escola saibam da vontade de se ter um grupo que defenda os seus interesses no ambiente escolar;

2º PASSO- Após montar uma Comissão Pró-Grêmio, ou seja, o grupo de pessoas que juntamente com você irão fazer parte da organização deve, primeiramente, manter contato com a direção da escola para expor a necessidade de haver um grêmio estudantil;

3º PASSO- Feito isso, o próximo passo é convocar uma reunião geral com todos os estudantes para participarem da ASSEMBLEIA GERAL, quando será explicado todos os critérios de como será feita a eleição, desde as datas para inscrição da chapa (grupos que concorrerão à liderança do grêmio), regras de campanha e votação. Nesta reunião, também é decidido o nome do Grêmio, junto à aprovação do Estatuto e a definição dos membros da COMISSÃO ELEITORAL;

*Importante: A Assembleia Geral precisa ser registrada em ata.

4º PASSO- Os alunos se reúnem e formam as CHAPAS que concorrerão na eleição. Eles devem apresentar suas ideias e propostas para o ano de gestão no Grêmio Estudantil. A Comissão Eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos;

5º PASSO- A Comissão Eleitoral organiza a ELEIÇÃO. A contagem é feita pelos representantes da comissão, acompanhados de dois representantes de cada chapa e, eventualmente (caso os estudantes vejam necessidade), dos coordenadores pedagógicos da escola. No final da apuração, a Comissão Pró-Grêmio deve fazer uma Ata de Eleição para divulgar os resultados;

6º PASSO- A Comissão Pró-Grêmio organiza a cerimônia de POSSE DA DIRETORIA do Grêmio (quem cuidará do que no Grêmio Estudantil).

É sempre muito importante que nesse processo, o representante eleito do Grêmio fique sempre em contato com o pessoal da UBES e da entidade estudantil representativa no estado, para que as moiblizações sejam conjuntas na luta por uma educação melhor em cada sala de aula.

DIREITO AO GRÊMIO EM SUA ESCOLA, É LEI!
A formação de grêmios nas escolas é uma das bandeiras históricas da UBES, que depois de ser posta na ilegalidade durante a ditadura militar, alcançou um importante passo para a reestruturação do movimento estudantil. A porta para democracia foi novamente aberta, quando em novembro de 1985 foi sancionada a Lei do Grêmio Livre através do projeto 7938, do deputado federal Aldo Arantes, ex-presidente da UNE. O texto diz:

“Aos estudantes de estabelecimento de ensino de 1° e 2° graus fica assegurada a organização de Grêmios Estudantis como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas, com finalidades educacionais, culturais, cívicas, desportivas e sociais”.

Quer mais informações, dúvidas? Entre em contato com a diretoria de comunicação da UBES pelo e-mail ubesecundarista@gmail.com

About these ads
Standard

7 thoughts on “CONSTRUA UM GRÊMIO ESTUDANTIL EM SUA ESCOLA!

  1. Wesley UESM/UEES-CE/UJR diz:

    Morri, esse ”G” arrasou!
    Quero saber quem é que fica no ”comando” do site e redes sociais da UBES, é uma coisa tão monotona, cansativa e as vezes mal dá a informação verdadeira.

  2. Pingback: Grêmio Estudantil do João Luiz do Nascimento, visita gabinete do Secretário de Cultura | Anderson Batata

  3. Higor Weslley diz:

    Meu nome é Higor Weslley : Tenho 17 anos de idade e gosto muito de Politica direta e indireta; tendo fazer a diferença na minha escola, bairro e município e esse site me ajudou muito !! Obrigado editor(a).

  4. Gabriel Henrrique diz:

    Na escola em que estudo , já existe um grêmio eleito , mas os líderes do grêmio se desassociaram ,e a maioria dos membros também se desassociaram, e ainda mais este grêmio não luta por nenhum dos direitos dos estudantes .
    Os estudantes da escola não sabem de seus direitos , reclamam bastante , e estamos nescessitando mt de mudanças …. Enfim , eu e alguns amigos meus estamos formando um novo grêmio , para tentar tirar do poder o atual , porque queremos realmente mudar as coisas na escola , nós podemos depor o grêmio atual?

Dê a sua opinião e ajude a construir uma UBES cada vez mais forte!!!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s